Documentação Necessária

 

Ingresso

Deverá ser aberto um processo pela Assistência Acadêmica em que o docente estará vinculado, Processo USP - assunto: Programa de Professor Sênior, em nome do interessado, instruído com a seguinte documentação:

a.Carta do docente interessado manifestando seu interesse (Caso o convite parta do Departamento, será necessário também manifestação de anuência do Docente ao Convite feito). O Departamento deve informar, explicitamente, aos colegiados pertinentes, o impacto que esta admissão terá sobre a sua infraestrutura e suas atividades fins;

b.Curriculum Vitae do interessado, devidamente atualizado nos últimos 180 (cento e oitenta) dias, na Plataforma Lattes do CNPq;

c.Relatório das atividades realizadas no biênio anterior, no caso de Renovação do TermoRoteiro para elaboração do Relatório de Atividades

d.Plano de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão discriminando, minuciosamente, as atividades a serem desenvolvidas pelo interessado no âmbito do Programa. Este plano deve estar de acordo com o Plano de Metas da Divisão e do Instituto. Roteiro para elaboração do Plano de Atividades. 

e.Carta de encaminhamento do Departamento.

f.Parecer circunstanciado (emitido por um membro designado) contemplando o mérito do Relatório e a relevância do Plano de Atividades para a Instituição.

A aprovação do pleito para o/a ingresso/renovação no Programa de Professor Sênior pelos colegiados pertinentes não deve ser automática. Mas, deve ser embasada na análise de mérito do plano de trabalho proposto pelo interessado, em contraposição ao seu impacto na utilização de espaço e recursos de apoio.

Após manifestação favorável pelo Departamento o Processo deverá ser encaminhado à Assistência Acadêmica para a devida tramitação nos colegiados da FFLCH (CD e Congregação).

Caso seja aprovada a solicitação pelo Conselho Deliberativo, toda a documentação deverá ser encaminhada à Assistência Acadêmica, para a confecção do Termo de Colaboração, que deverá ser assinado pelas partes (Diretor e Interessado).

 

Renovação

A solicitação de renovação segue o mesmo trâmite da solicitação inicial. O relatório das atividades realizadas no biênio anterior deve detalhar, minuciosamente, as atividades didáticas, de pesquisa e/ou de extensão. Este relatório deve conter a lista de produção acadêmica resultante do Termo de Colaboração.

 

ATENÇÃO!

Os pedidos de renovação e/ou adesão somente, deverão ser enviados à Assistência Acadêmica com a documentação completa (e-mail para encaminhamento: academica.sec.fflch@usp.br);

É de responsabilidade das Secretarias de Departamento:

  1. acompanhar os processos de Professor Sênior dos docentes aposentados de seu departamento e, em tempo oportuno, orientá-los a solicitar a renovação, caso haja interesse das partes;
  2. conferir a documentação enviada pelo docente de seu departamento e caso esteja incompleta, contatar o respectivo docente e solicitar que providencie o(os) documento(s) faltante(s).